Co-Produção: TV Cultura
Documentário de longa-metragem que enfoca a religião e a fé no Brasil. As grandes festas religiosas, os rituais mais marcantes das diferentes religinões, seitas e cultos, os pastores e os fiéis. O filme parte do princípio de que a religião não é o ópio do povo. Para grande parte da população brasileira, a fé tem importância decisiva e a sua presença é ainda maior do que aparenta. Conhecer o Brasil e os brasileiros exige que nos livremos de preconceitos para vivenciar profundamente a religião e a fé do nosso povo.
Ricardo Dias é biólogo e cineasta formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado em cinema pela New York University (bolsista da Fundação Fulbright e da CAPES). Trabalha em cinema desde 1977. Realizou diversos curtas e médias-metragens, e também trabalha dirigindo documentários e programas educativos para a televisão. Em 2009, lançou o documentário de longa-metragem Um Homem de Moral, e em 1999 o documentário de longa-metragem Fé, Prêmio União Latina de Melhor Documentário no Festival de Biarritz. Realizou anteriormente o documentário de No Rio das Amazonas (1995), que recebeu oito prêmios nacionais, dentre eles Melhor Filme (Cuiabá - 95), Melhor Diretor (Brasília - 95) e Prêmio APCA (Melhor Filme Brasileiro de 95 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte).
Direção e roteiro
Ricardo Dias
Direção de fotografia
Adrian Cooper e Carlos Ebert
Montagem
Eduardo Escorel
Música
Mário Manga
Som direto
João Godoy
Edição de som
Míriam Biderman
Mixagem
José Luiz Sasso
Produção executiva
Produção de campo
Daniel Santiago, Giba Cuscianna, Jean Barreto e Walter Magalhães
Documentação fotográfica
A. C. D`Ávila e Camila Butcher
Colaboração no roteiro
Eduardo Escorel e Júlio Rodriges
Colaboradores na pesquisa
Adalberto Barreto, Mateus Soares De Azevedo e Ricardo Mariano
Av. Vieira de Carvalho, 192 / 101 - República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil | +55 11 3031.5522 | super@superfilmes.com.br |