O Monumento às Bandeiras é uma escultura pública presente no cotidiano de milhares de paulistanos e um dos símbolos mais representativos da cidade de São Paulo.
Apesar de sua magnífica estrutura e localização privilegiada, o trabalho é apenas superficialmente conhecido. O olhar desatento desta marca urbana é contrastada com sua importância artística e histórica.
Lançada em 1953, na véspera do 4º centenário da cidade de São Paulo, o monumento foi esculpido por um dos mais importantes artistas brasileiros do Movimento Modernista, Victor Brecheret.
A escultura foi desenvolvida durante 30 anos desde seu primeiro esboço, e é a maior obra do artista e seu legado artístico mais importante.
O documentário experimental “Monumento” pretende contemplar cuidadosamente os pormenores e a totalidade do conjunto da obra-prima de Brecheret.
Gregório Graziosi, paulistano, é formado em Cinema e Artes Plásticas. OBRA, seu primeiro longa-metragem, estreou no Festival de Toronto (TIFF) na categoria Discovery, destinada a descobrir novos talentos do cinema mundial.
No Festival do Rio, recebeu o prêmio FIPRESCI de Melhor Filme Latino Americano e o prêmio Redentor de Melhor Fotografia. No Festival de Havana recebeu o Premio CORAL. Também foi selecionado e exibido em outros 20 festivais internacionais como Roma, Munique e Chicago.
Co-escreveu e co-editou o filme BOA SORTE, MEU AMOR em parceria com o diretor Daniel Aragão, premiado nos festivais de Locarno e Brasília. Também colaborou com o roteiro do filme PERMANÊNCIA, de Leonardo Lacca.
Seus curtas-metragens foram exibidos em festivais de cinema como Cannes Cinéfondation, Locarno, Mar Del Plata, Clermont Ferrand, IDFA e Cinéma Du Réel. Atualmente, desenvolve seu segundo longa-metragem, TINNITUS, com produção de Zita Carvalhosa pela Superfilmes.
Seu primeiro longa, OBRA estreou em Toronto e recebeu o Prêmio FIPRESCI no Festival do Rio. Desenvolvido na Residência Cinéfondation, seu segundo longa, TINNITUS estreou no Festival de Karlovy Vary.
FILMOGRAFIA
OBRA 2014, Fic, Dcp 2k, Pb, 80 min.
TIFF - Toronto International Film Festival 2014, Festival Internacional do Rio 2014 (Prêmio FIPRESCI de Melhor Filme Latino-americano e Prêmio Redentor de Melhor Fotografia), Rome Film Fest 2014, Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano - La Habana 2014 (Prêmio Coral de Contribuição Artística), Stockholm Film Festival 2014, Filmfest München 2015, Chicago International Film Festival 2015.
MONUMENTO 2012, Doc, HD, Pb, 10 min
A marcha dos bandeirantes esculpidos em pedra.
65º Locarno International Film Festival / 21º IDFA International Documentary Film Festival Amsterdam.
MIRA 2009, Fic, HD, Pb, 12 min.
Fotógrafo procura por Antonioni na arquitetura de Niemeyer.
62º Locarno International Film Festival / 32° Clermont-Ferrand International Short Film Festival.
SALTOS 2008, Fic, SD, Cor, 8 min.
Atleta de saltos ornamentais começa a perder sua audição.
61º Locarno International Film Festival / 31° Clermont-Ferrand International Short Film Festival.
PHIRO 2008, Doc, SD, Cor, 12 min.
Homem centenário convive com a ausência de sua falecida esposa.
21º IDFA International Documentary Film Festival, Amsterdam / 33° Mostra - São Paulo International Film Festival.
SABA 2007, Doc, SD, Cor, 15 min.
Um casal de centenários, sua casa, seus corpos e sua espera.
60° Cannes International Film Festival / 19° IDFA International Documentary Film Festival Amsterdam.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Diretor
Gregorio Graziosi
Diretor de Fotografia
André Brandão
Desenhista de Som
Fábio Baldo
Montador
Gabriel Vieira de Mello
Coordenador de Produção
Bruno Alfano
Produtora
![]() |
Av. Vieira de Carvalho, 192 / 101 - República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil | ![]() |
+55 11 3031.5522 | ![]() |
super@superfilmes.com.br |