O Monumento às Bandeiras é uma escultura pública presente no cotidiano de milhares de paulistanos e um dos símbolos mais representativos da cidade de São Paulo.
Apesar de sua magnífica estrutura e localização privilegiada, o trabalho é apenas superficialmente conhecido. O olhar desatento desta marca urbana é contrastada com sua importância artística e histórica.
Lançada em 1953, na véspera do 4º centenário da cidade de São Paulo, o monumento foi esculpido por um dos mais importantes artistas brasileiros do Movimento Modernista, Victor Brecheret.
A escultura foi desenvolvida durante 30 anos desde seu primeiro esboço, e é a maior obra do artista e seu legado artístico mais importante.
O documentário experimental “Monumento” pretende contemplar cuidadosamente os pormenores e a totalidade do conjunto da obra-prima de Brecheret.
Gregório Graziosi, paulistano, é formado em Cinema e Artes Plásticas. OBRA, seu primeiro longa-metragem, estreou no Festival de Toronto (TIFF) na categoria Discovery, destinada a descobrir novos talentos do cinema mundial.
No Festival do Rio, recebeu o prêmio FIPRESCI de Melhor Filme Latino Americano e o prêmio Redentor de Melhor Fotografia. No Festival de Havana recebeu o Premio CORAL. Também foi selecionado e exibido em outros 20 festivais internacionais como Roma, Munique e Chicago.
Co-escreveu e co-editou o filme BOA SORTE, MEU AMOR em parceria com o diretor Daniel Aragão, premiado nos festivais de Locarno e Brasília. Também colaborou com o roteiro do filme PERMANÊNCIA, de Leonardo Lacca.
Seus curtas-metragens foram exibidos em festivais de cinema como Cannes Cinéfondation, Locarno, Mar Del Plata, Clermont Ferrand, IDFA e Cinéma Du Réel. Atualmente, desenvolve seu segundo longa-metragem, TINNITUS, com produção de Zita Carvalhosa pela Superfilmes.
Seu primeiro longa, OBRA estreou em Toronto e recebeu o Prêmio FIPRESCI no Festival do Rio. Desenvolvido na Residência Cinéfondation, seu segundo longa, TINNITUS estreou no Festival de Karlovy Vary.
FILMOGRAFIA
OBRA 2014, Fic, Dcp 2k, Pb, 80 min.
TIFF - Toronto International Film Festival 2014, Festival Internacional do Rio 2014 (Prêmio FIPRESCI de Melhor Filme Latino-americano e Prêmio Redentor de Melhor Fotografia), Rome Film Fest 2014, Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano - La Habana 2014 (Prêmio Coral de Contribuição Artística), Stockholm Film Festival 2014, Filmfest München 2015, Chicago International Film Festival 2015.
MONUMENTO 2012, Doc, HD, Pb, 10 min
A marcha dos bandeirantes esculpidos em pedra.
65º Locarno International Film Festival / 21º IDFA International Documentary Film Festival Amsterdam.
MIRA 2009, Fic, HD, Pb, 12 min.
Fotógrafo procura por Antonioni na arquitetura de Niemeyer.
62º Locarno International Film Festival / 32° Clermont-Ferrand International Short Film Festival.
SALTOS 2008, Fic, SD, Cor, 8 min.
Atleta de saltos ornamentais começa a perder sua audição.
61º Locarno International Film Festival / 31° Clermont-Ferrand International Short Film Festival.
PHIRO 2008, Doc, SD, Cor, 12 min.
Homem centenário convive com a ausência de sua falecida esposa.
21º IDFA International Documentary Film Festival, Amsterdam / 33° Mostra - São Paulo International Film Festival.
SABA 2007, Doc, SD, Cor, 15 min.
Um casal de centenários, sua casa, seus corpos e sua espera.
60° Cannes International Film Festival / 19° IDFA International Documentary Film Festival Amsterdam.
Diretor
Gregorio Graziosi
Diretor de Fotografia
André Brandão
Desenhista de Som
Fábio Baldo
Montador
Gabriel Vieira de Mello
Coordenador de Produção
Bruno Alfano
Produtora
Av. Vieira de Carvalho, 192 / 101 - República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil | +55 11 3031.5522 | super@superfilmes.com.br |