Produção: Videofilmes
Uma co-produção: Superfilmes
Venda Internacional: Sony Picture Classics
Dora é uma mulher de sessenta anos que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na “Central do Brasil”. Ela ajuda Josué, um menino abandonado de oito anos, a encontrar seu pai no interior do Nordeste.
Walter Salles (1956) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de abril de 1956. Cursou economia na PUC, porém, não seguiu a carreira. Em 1979, matriculou-se no curso de comunicação visual do sul da Califórnia. Começou carreira na publicidade.
Walter Salles produziu séries e programas televisivos a partir de 1983, como “Conexão Internacional”. Em 1991, lançou seu primeiro longa-metragem, a Grande Arte, baseado no romance do escritor Ruben Fonseca. Em 1995, dirigiu o filme Terra Estrangeira, premiado no Brasil, França, Bélgica, Estados Unidos e Uruguai. Mas o filme que lhe trouxe maior repercussão e elogio da crítica foi Central no Brasil (1998). Com esse filme, conquistou o Urso de Prata de Melhor Atriz - Fernanda Montenegro - no Festival de Berlim. “Central no Brasil” também lhe rendeu a indicação de Melhor Atriz no Oscar de 1999.
Em 2001, foi nomeado para o Globo de Ouro de Filme Estrangeiro com o filme Abril Despedaçado. Com o filme Diários de Motocicleta (2004), sobre o percurso do revolucionário Che Guevara pela América Latina, fez sucesso no exterior. Em 2005, lançou o primeiro filme em língua inglesa, Água Negra.
Em 2012, lançou o filme On the Road, uma adaptação roteirizada por José Rivera sobre a obra do escritor norte-americano Jack Kerouac.
Fernanda Montenegro
Marilia Pera
Vinicius De Oliveira
Othon Bastos
Soia Lira
Antonella Rendina
Direção
Walter Salles
Roteiro
João Emanuel Carneiro, Marcos Bernstein e Walter Salles
Produtores
Martine de Clermont-Tonnerre, Arthur Cohn Compositor Antonio Pinto
Direção de Fotografia
Walter Carvalho
Montagem
Isabelle Rathery e Felipe Lacerda
Produção
VideoFilmes Co-Produção SuperFilmes
Quando Central do Brasil foi exibido pela primeira vez em Sundance Film Festival, o público terminou o filme em lágrimas, aplausos e alegria. Um mês depois, ele também foi exibido no Berlin Film Festival, ganhando o Urso de Ouro de Melhor Filme e o Urso de Prata de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro).
Av. Vieira de Carvalho, 192 / 101 - República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil | +55 11 3031.5522 | super@superfilmes.com.br |